-

First Pan-American/Iberian Meeting on Acoustics, Cancun


[ Lay Language Paper Index | Press Room ]


Ambiente De Trabalho: Um Local De Risco

Vera M. Steffen vsteffen@terra.com.br
Aletia Simon Alano
Larissa Salati Ludwig
Marceli Ludwig
Marcelo Dutra Arbo
Flavio Maya Simes 

Departamento de Anlises
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Popular version of paper 5pNSb6
Presented Tuesday Afternoon, December 3, 2002
First Pan-American/Iberian Meeting on Acoustics, Cancun, Mexico

Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), Sade no significa apenas ausncia de doena ou dor, mas, tambm, um timo estado de bem estar fsico, mental e social. A sade desenvolve-se e mantm-se graas interao entre o homem e o meio ambiente. Como o ambiente de trabalho o local onde o trabalhador passa grande parte do seu tempo, a manuteno da sade depende, em grande parte, da salubridade do ambiente ocupacional.

Com o atual crescimento acelerado da tecnologia, que atinge quase todas as atividades humanas, surgem inmeras vantagens scias econmico, porm do origem a vrios subprodutos ou efeitos nocivos qualidade de vida, segurana individual e coletiva. Um destes subprodutos da tecnologia o rudo e o uso cada vez maior de diferentes compostos qumicos.

 Tem-se observado um crescente interesse em pesquisas sobre os efeitos das exposies combinadas a agentes fsicos, qumicos, biolgicos e organizacionais, presentes no ambiente de trabalho. Em particular, destaca-se a  potencial interao entre produtos qumicos e rudo, que podem ocasionar perdas auditivas nos trabalhadores expostos. Estas tm ocupado lugar de destaque nas doenas relacionadas ao trabalhador.

Por muitos anos, tais perdas foram atribudas exclusivamente exposio ocupacional ao rudo. As caractersticas de tal perda so muito semelhantes s da perda auditiva por ototoxicidade, ou seja, ambas so neurosensoriais, apresentam leses cocleares, so irreversveis, acometem inicialmente altas freqncias (sons agudos) e quase sempre so bilaterais. Este fato talvez tenha postergado os estudos a respeito dos efeitos auditivos da exposio ocupacional a produtos qumicos. Considerando que freqente a exposio combinada a agentes fsicos e qumicos nos ambientes de trabalho, torna-se extremamente importante estudos envolvendo possveis interaes entre tais agentes e seus efeitos na audio dos trabalhadores.

Dentre os compostos qumicos ototxicos, pode-se destacar os metais (chumbo, arsnico, cobalto e mangans), os asfixiantes (cianeto, monxido de carbono e nitrato de butila) e os solventes (lcool, dissulfeto de carbono, hexano, tricloroetileno, tolueno, xileno, estireno e misturas). Considera-se que, dentre tais compostos, os solventes so os mais utilizados na indstria. O tolueno, um solvente presente em colas, lacas, tintas, vernizes, leos, dentre outros. Para avaliao da exposio aos nveis de tolueno no ambiente laboral, realiza-se o monitoramento biolgico atravs do cido hiprico que o bioindicador urinrio para o tolueno

Para que o profissional de segurana ou higiene do trabalho possa colocar em prtica medidas que efetivamente protejam a sade do trabalhador, devem ser realizadas avaliaes peridicas do potencial de contaminao do ambiente de trabalho, atravs do monitoramento ambiental  e biolgico. Para realizao deste monitoramento necessrio o conhecimento prvio de diversas condies relacionadas aos trabalhadores e ao ambiente. Dentre elas, a movimentao dos trabalhadores, condies de ventilao, atividades ou funes desempenhadas e avaliao dos equipamentos em relao ao impacto com o ambiente.

A surdez progressiva pode ser silenciosa, os indivduos que dizem estar acostumados com o rudo, na maioria das vezes j possuem uma deficincia auditiva instalada. O uso de protetores auriculares deve ser sempre temporrio, nunca definitivo e somente utilizados quando todos os outros meios de  controle estiverem esgotados. Devemos sempre optar por uma soluo  de proteo coletiva, a qual reflete na melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores.

Realizou-se um estudo sobre dano auditivo em trabalhadores expostos a rudo e solvente em uma fbrica  de calados. Este trabalho foi realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul conjuntamente com outras Instituies. Foram efetuadas  anlise dos nveis de rudo e solventes aos quais os trabalhadores estavam expostos durante a jornada de trabalho de 8 horas dirias/cinco dias semana, e seus efeitos sobre a audio dos trabalhadores. Neste trabalho observou-se que, mesmo os operrios no estando expostos a nveis de rudo superiores ao limitado pela Norma Regulamentadora do pas, 85 dBA/8h (NR-15 MT/BR) e que a exposio ao tolueno seja menor do que a estabelecida  por esta norma (78 ppm), um elevado nmero de trabalhadores apresentaram acentuada perda auditiva no grupo de trabalhadores expostos ao solvente e rudo, o sugere que a exposio a estes agentes, mesmo dentro dos limites estabelecidos, pode aumentar a ocorrncia de perdas auditivas. Este dado preocupante tendo em vista que os trabalhadores permanecem em jornada de 8 horas de trabalho expostos a estes agentes, muitas vezes sem a proteo adequada.

Estudos com o propsito de verificar a interao de agentes txicos, na sade dos trabalhadores, podem servir de ferramenta para discusses de normas vigentes, devido ao fato dos limites estabelecidos por organismos governamentais nacionais e internacionais, que determinam condies de trabalho seguras, no considerarem os efeitos interativos da exposio a mais de um agente txico. Acreditamos ser de extrema relevncia cientfica e social pesquisas sobre a interao de agentes fsicos e qumicos na sade dos trabalhadores.

Apoio: Fundao Estadual de Pesquisa e Produo em Sade (FEPPS)

Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq).

Faculdades Integradas Ritter Dos Reis (FAIR).

Grfico 1

    Audiograma de um trabalhador com perda auditiva, exposto a rudo e solvente.

 

Exemplo de audio de trabalhador com audio normal (01 dB, Fr): clique aqui  

Exemplo de audio de trabalhador com perda auditiva (01 dB, Fr): clique aqui


[ Lay Language Paper Index | Press Room ]